.

.
.

Introdução à Publicidade no Rádio

Durante o período de 1922 a 1930, o Rádio passou por sua fase experimental onde somente as classes altas tinham acesso ao meio, a programação era composta por música clássica, concertos, etc...As emissoras de rádio dependiam de tais classes sociais para se manter financeiramente.Aos poucos as emissoras introduziram os chamados ‘’ fundos de broadcasting’’ à sua programação, que constituía na menção do nome dos patrocinadores no princípio e no fim das transmissões, porém foi no período entre 1930 e 1940 que a Publicidade cresceu através do Rádio e o Rádio, agora mantido financeiramente pela publicidade, tornou sua programação mais dinâmica e se popularizou diante das outras classes sociais.O rádio, ao contrário da televisão, é uma mídia barata e popular que atinge um público maior pelo fato de ser apenas ouvido e não assistido, atinge a todas as classes sociais e acompanha o espectador nas mais diversas situações do mundo atual podendo ser ouvido no trânsito, em estabelecimentos comerciais, através de dispositivos portáteis(Mini Stereos, MPx Players e /ou celulares com recursos de FM), aparelhos convencionais ou até mesmo pela Internet, tendo vantagem sobre outros meios de comunicação que necessitam de uma atenção que vai além da audição para serem compreendidos.

Fatos Historicos do Rádio



1844 - Samuel Morse envia a primeira mensagem à distância através do telégrafo.



1863 - O físico escocês James Clerk Maxwell elabora a teoria de que as ondas eletromagnéticas se propagam no espaço independentemente de um condutor sólido.



1865 - Institui-se a União Telegráfica Internacional no dia 17 de maio, data que ficou conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações.

1875 - Grahan Bell inventa o transdutor magnético, o microfone.



1877 - Thomas Edison registra sons em cilindros.

1887 - O físico alemão Heinrich Rudolf Hertz constrói um circuito elétrico que comprova a existência das ondas eletromagnéticas, batizadas de ondas hertzianas.



1890 - O padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura, nascido no Rio Grande do Sul, obtém do governo brasileiro a carta-patente nº 3279, que lhe reconhece os méritos de pioneirismo científico universal na área das telecomunicações


1893 - Padre Landell faz a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas e expõe, em São Paulo, o Teleauxiofono (telefonia com fio), o Caleofono (telefonia com fio), o Anematófono (telefonia sem fio), o Teletiton (telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar-se sem serem ouvidas por outras) e o Edífono (destinado a depurar as vibrações da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural).

1894 - Nos EUA, Padre Landell é reconhecido como precursor das transmissões de vozes e ruídos e recebe três cartas-patentes do The Patent Office at Washington: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras.

1896 - O cientista italiano Guglielmo Marconi realiza uma transmissão de rádio entre dois navios de guerra italianos distantes 13 km um do outro e obtém, em Londres, a patente do invento.


1897 - Oliver Lodge inventa o circuito elétrico sintonizado, que veio possibilitar a mudança de sintonia, com a escolha da freqüência desejada.

1900 - Surge a primeira estação de transmissão comercial da Alemanha.

1905 - Começam a surgir as grandes empresas de material radioelétrico: Companhia Marconi, no Reino Unido, Telefunken, na Alemanha, e a Sociedade Francesa de Radioeletricidade, na França.

1906 - O norte-americano Lee de Forest cria a válvula de três pólos (tríodo), que permite a utilização das ondas eletromagnéticas para propagar informações sonoras. No Natal, Forest e o canadense Reginald Audrey Fesseden realizam a primeira transmissão radiofônica do mundo. Usando um microfone construído por eles mesmos, conseguem transmitir suas vozes e o som de um disco de fonógrafo.

1916 - Forest coloca no ar em Nova York o primeiro programa de rádio de que sem tem notícia, com conferências, música de câmara, gravações e o primeiro registro de radiojornalismo em forma de boletins da eleição presidencial vencida por Woodrow Wilson.

1919 - No final da Primeira Guerra Mundial, a empresa Westinghouse faz nascer, meio por acaso, o modelo de radiodifusão como nós conhecemos hoje em dia. Ela fabricava rádios para as tropas americanas e, com o fim do conflito, ficou com uma grande quantidade de aparelhos. Para evitar prejuízo, a solução foi instalar uma grande antena no pátio da fábrica e transmitir música para os habitantes do bairro. Os aparelhos de rádio que sobraram da guerra foram todos vendidos.


1920 - O microfone surge através da ampliação dos recursos do bocal do telefone, conseguida pelos técnicos da Westinghouse, e tem início a "Era do Rádio", com a popularização das transmissões. A rádio KDKA, instalada numa garagem em Pitsburg, nos EUA, é a primeira estação de que se tem registro. 1920 - surgem, na França, os primeiros rádios a pilha e os fones de ouvido.
1921 - Surge o emissor da Torre Eiffel, em Paris, e acontece a primeira transmissão ao vivo de um evento esportivo: uma luta de boxe acompanhada por 330 mil ouvintes.

1922 - A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil foi o discurso do Presidente da República Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do centenário da Independência. O discurso aconteceu numa exposição na Praia Vermelha e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado pela companhia americana Westinghouse. Foram importados para o evento 80 receptores de rádio.

1923 - Edgard Roquete Pinto e Henry Morize fundam em 20 de abril a primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que contava com clubes de ouvintes, que se associavam e contribuíam com mensalidades para a manutenção da emissora. Roquete Pinto ficou conhecido como o "pai do rádio brasileiro".
1923 - A emissora americana KDKA transmite para Londres o primeiro programa em ondas curtas a atravessar o oceano.


1924 - A Rádio Clube Paranaense faz a sua primeira transmissão em 27 de junho de 1924, em Curitiba. Internacionalmente reconhecida como PRB-2, é a terceira emissora de rádio do país e a primeira do Paraná .


capa da revista Radio Broadcast 1925

1932 - O governo de Getúlio Vargas autoriza a publicidade no rádio e Ademar Case, avô da atriz Regina Case, cria o primeiro jingle da rádio brasileiro: "Oh padeiro desta rua / tenha sempre na lembrança / não me traga outro pão / que não seja o pão Bragança."






1933 - O americano Edwin Armstrong patenteia a freqüência modulada (FM), que permite a recepção em alta fidelidade, sem ruído de estática mas de pequeno alcance.


1935 - A Sociedade Alemã AEG faz uma demonstração do magnetofone, um aparelho que registra o som em fita magnética.


1936 - Fundada a Rádio Nacional do rio de Janeiro,que foi a primeira em audiência por mais de 20 anos.







Rádio GE Aero -1936 Fotografia tirada por Cláudio de Castro



1938 - A transmissão da novela A Guerra dos Mundos, de H. G. Welles, levada ao ar nos pela Rádio CBS, na voz de Orson Welles, causa pânico na costa leste dos EUA ao anunciar a invasão da Terra por seres extraterrestres. Essa é considerada a mais famosa de todas as transmissões radiofônicas e foi ouvida por 9 milhões de pessoas. A confusão foi tanta que obrigou a emissora a interromper a transmissão.


1938 - Acontece a primeira transmissão esportiva em rede nacional, da Copa da França, por Leonardo Gagliano Neto, da Rádio Clube do Brasil, do Rio de Janeiro.


1941 - 12 de julho tem início a primeira rádio-novela brasileira, pela Nacional do Rio de Janeiro: "Em Busca da Felicidade" ficou no ar por três anos. Na mesma época, vão ao ar "O Grande Jornal Falado Tupi", em São Paulo, e "O Repórter Esso", pela Rádio Record, e o programa Cassino do Chacrinha, pela Difusora Fluminense.


1942 - A General Eletric começa a produzir nos EUA os primeiros aparelhos de freqüência modulada (FM).


1946 - surgem os gravadores de fita magnética que vão dar maior agilidade ao rádio.






1946. RCA 630TS TV




1947 - Os engenheiros eletrônicos norte-americanos John Bardeen, Waler Houser Brattain e Willian Schockley registram a patente do transistor, que substitui as válvulas e possibilita a fabricação dos aparelhos portáteis de rádio e televisão. Os três inventores ganham o prêmio Nobel de Física em 1956.



1949 - Em 1°. de abril, o locutor esportivo Geraldo José de Almeida, da Rádio Record, irradia um jogo inteiro do time do São Paulo, que excursionava pela Europa. Resultado: derrota do time paulista por sete a zero. No dia seguinte, a rádio anunciava que tudo não tinha passado de uma brincadeira do dia da mentira.

DOUGLAS JÚNIOR 1950

1953 - A cantora Emilinha Broba, que começou a carreira na Rádio Cruzeiro do Sul, é consagrada a "Rainha do Rádio", na Rádio Nacional.


1954 - Chega o Regency TR1, primeiro rádio transistorizado do mundo, lançado nos EUA.

1958 - A transmissão via satélite é inaugurada com o Score I, primeiro satélite artificial de telecomunicações; as transmissões comerciais iniciam-se sete anos depois, com o lançamento do Intelsat I. No mesmo ano, é levada ao ar a emissora Merkur, a primeira rádio pirata do mundo.



1962 - Criada a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT).


1965 - O Brasil passa a integrar o sistema Intelsat.

1967 - Criado em 25 de fevereiro o Ministério das Comunicações.

1985 - A empresa japonesa Sony desenvolve um rádio do tamanho de um cartão de crédito.

1987 - Nasce o sistema DAB (Digial Áudio Broadcasting) para a transmissão via satélite de áudio e dados para receptores domésticos, portáteis e móveis. A técnica DAB permite introduzir muitos canais num mesmo espectro de onda. Muito utilizado na Europa, Estados Unidos e Japão. A qualidade do som na tecnologia DAB fica próxima à de um CD.

1990 - Nesta década, a internet se populariza em todo o mundo e as emissões radiofônicas via rede mundial de computadores se multiplicam.

2000 - A União Internacional de Telecomunicações fixa os padrões mundiais para a radiodifusão digital. Um consórcio de emissoras radiofônicas e de empresas eletrônicas - Digital Radio Mondiale -realiza testes de transmissão digital em AM, ondas curtas e longas.

2002 - Aprovada, no Congresso, a emenda constitucional que permite que empresas de comunicação sejam de propriedade de pessoas jurídicas e permite também a entrada de capital estrangeira no setor.


2003 - Emissoras internacionais de onda curta começam a transmitir em tecnologia digital. Tudo leva a crer que os padrões digitais se tornem populares nos próximos anos e sejam adotados em todo o mundo. Além dos ouvintes, que terão um som com qualidade digital - igual à FM e ao CD - também em ondas médias, longas e curtas, a indústria eletrônica é a grande beneficiária dessa revolução tecnológica. Estima-se que 2,5 bilhões de receptores serão substituídos progressivamente, além de antenas no mundo inteiro.