Existem duas categorias de publicidade no rádio:
- Anúncios ao vivo
- Comerciais gravados
Espaços de publicidade em rádio podem ser classificados como:
- Inseridos durante os programas / com horários
- veiculados no intervalo (Break) dos programas
Dessa forma temos:
1) SPOT: Texto publicitário para transmissão radiofônica, que pode conter um fundo musical e/ou efeitos sonoros,gravado por um ou mais locutor, transparecendo a imagem quase real da mensagem. Sua força está na mensagem escrita e interpretada e pode ter 15”, 30”, 45” ou acima de 1 minuto de duração.O que a voz diz é tão importante quanto o modo como ela diz!
2) JINGLE: É a mensagem publicitária cantada, em forma de música. Tem como característica ser uma música simples, atraente e cativante, fácil de cantarolar e recordar. Sua duração é semelhante ao SPOT.
3) TEXTO – FOGUETE: Parecido com o SPOT, possui uma duração menor, entre 5 a 7 segundos. Geralmente estes tipos de mensagens surgem por meio de transmissões esportivas.
4) TESTEMUNHAL: É o texto falado no ar; mensagem ao vivo, personalizada, é o testemunho do locutor-apresentador a respeito do produto/serviço que está sendo anunciado.
5) ROTATIVO: Comercial de rádio e TV, sem uma programação rígida de horário a ser veiculado, que é apresentado várias vezes ao dia, entre os programas de diferentes horários.
6) PATROCÍNIO AMERICANO: Mensagem ao vivo com horário programado, semelhante ao testemulhal, mas com horário definido e exclusivo.
7) PONTO DE VENDA: Locução ao vivo direto do estabelecimento relacionado a propaganda, muitas vezes coloca o funcionário, gerente ou mesmo um cliente no ar. Promove sorteios e atrai a audiência para o local. O espaço negociado por inserção, com valor que varia de acordo com o horário e posicionamento da emissora.
Introdução à Publicidade no Rádio
Durante o período de 1922 a 1930, o Rádio passou por sua fase experimental onde somente as
classes altas tinham acesso ao meio, a programação era composta por música clássica,
concertos, etc...As emissoras de rádio dependiam de tais classes sociais para se manter financeiramente.Aos
poucos as emissoras introduziram os chamados ‘’ fundos de broadcasting’’ à sua programação,
que constituía na menção do nome dos patrocinadores no princípio e no fim das transmissões,
porém foi no período entre 1930 e 1940 que a Publicidade cresceu através do Rádio e o Rádio,
agora mantido financeiramente pela publicidade, tornou sua programação mais dinâmica e se
popularizou diante das outras classes sociais.O rádio, ao contrário da televisão, é uma mídia barata e popular que atinge um público maior
pelo fato de ser apenas ouvido e não assistido, atinge a todas as classes sociais e
acompanha o espectador nas mais diversas situações do mundo atual podendo ser ouvido no
trânsito, em estabelecimentos comerciais, através de dispositivos portáteis(Mini Stereos,
MPx Players e /ou celulares com recursos de FM), aparelhos convencionais ou até mesmo pela
Internet, tendo vantagem sobre outros meios de comunicação que necessitam de uma atenção que
vai além da audição para serem compreendidos.